Purpose
Todo marco do processo deve seguir um processo bem definido de auditorias de qualidade, configuração e geração de
baselines. O objetivo é garantir os compromissos e a configuração adequada do projeto. Permitindo um acompanhamento
evolutivo dos compromissos, metas e itens de configuração. |
Relationships
Roles | Primary Performer:
| Additional Performers:
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Inputs | Mandatory:
| Optional:
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Outputs |
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Process Usage |
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Main Description
Esta atividade tem por finalidade garantir a correta configuração do projeto, atendendo ao processo HAND UNIFIED
PROCESS, com objetivo de manter os compromissos, metas e itens de configuração estáveis, intactos e acessíveis.
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Steps
Solicitar geração da Branch
1. O gerente de projetos envia email solicitando a geração da Branch ao analista de configuração.
2. A auditorias serão realizadas sobre os artefatos gerados na Branch.
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Auditar Configuração
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Realizar a verificação dos itens de configuração da baseline conforme descrito no Plano de configuração Utilizando a planilha Checklist de auditoria de configuração na verificação dos artefatos.
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Verificar se os artefatos estão armazenados no local adequado e se o nome dos artefatos correspondem aos
padrões definidos.
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As não conformidades devem ser cadastradas na ferramenta Attask dentro do projeto em questão como Demandas do tipo
Registro de Defeito no projeto, devem seguir um padrão de nomeclatura NC - <Nome
tarefa>
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Após o cadastro da demanda a mesma deve ser editada e ser alterada na aba dados personalizados
como Não Conformidade, definindo qual o marco do projeto e configuando o
tipo da auditoria como Auditoria de Configuração.
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Caso tenha Não conformidades cadastradas o Analísta de Configuração deverá ir na aba de relatórios da ferramenta
AtTask e executar o Relatório MPSBR Relatório Situações de Demandas do Tipo Registro de Defeito
informando o marco do projeto e deverá exportar o relatório para PDF e nomeá-lo como
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Auditar a qualidade
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O Analista de Qualidade deve recuperar o Checklist de auditoria de qualidade para realizar a auditoria referente a etapa
do projeto.
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Durante a revisão do Analista de Qualidade, as não conformidades devem ser registradas como
demandas no projeto cadastrado no Attask, e encaminhadas para o gerente de projetos.
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As não conformidades devem ser cadastradas como Demandas do Tipo Registro de Defeitos e devem
seguir um padrão de nomeclatura NC - <Nome da demanda>
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Após o cadastro da demanda a mesma deve ser editada e ser alterada na aba dados personalizados
como Não Conformidade, definindo qual o marco do projeto e configuando o
tipo da auditoria como Auditoria de Qualidade.
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O Analista de Qualidade deve realizar um acompanhamento das não conformidades e
caso necessário direciona-lás ao superiror imediato de quem gerou a não conformidade.
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Executar Medição
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Registrar na aba Dados a data de cada medição e o valor medido na colunas correspondente ao marco
que está sendo medido.
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Os indicadores são calculados pela própria Planilha de
Indicadores .
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Elaborar email com os indicadores. No email deve conter o resultado obtido de cada indicador com sua respectiva
situação de resultado.
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Modelo de tabela para o email:
Projeto: FGVXXX - <Nome Projeto>
Código
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Indicador
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Resultado
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Situação
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Observação
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Ind-01
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Esforço Planejado / Esforço Realizado
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20%
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Problema
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Ind-02
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Quantidade de Mudanças em Requisitos / Quantidade de Requisitos
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10%
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Atenção
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Registrar o tempo gasto para Execução, Avaliação e Comunicação da medição na tarefa criada na ferramenta Attask.
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Gerar baseline
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Consultar os itens de configuração envidados via email que deverão constar na Baseline a ser gerada.
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Gerar uma tag do projeto no TortoiseSVN nomeando como
Baseline_<nomeBaseline>_<dataGeração>
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Na pasta de Gerência de Configuração\Baselines criar um arquivo com o nome <nomedabaseline>.txt e incluir o
caminho para todos os arquivos que farão parte da Baseline
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Atuatilizar a planilha de Geração de Baselines incluindo a data, o
solicitante, o Analista de Configuração, a data em que está sendo gerada a Baseline, e um link para
o arquivo Baseline_Note_<nomeBaseline>
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Criar uma pasta referente a Baseline atual <nomeBaseline>_<dataGeração> dentro do
diretório de Baselines na pasta trunk.
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Mover os arquivos gerados para essa pasta, criar um arquivo Baseline.txt com o caminho para todos
os arquivos que compreendem a baseline atual do projeto, incluir nesse arquivo referências aos arquivos físicos do
projeto, Tag do TortoiseSVN, e os arquivos gerados pelo Attask.
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Após a geração da baseline o Analista de Configuração deve tirar a permissão de escrita sobre todos os
arquivos que compôem a baseline.
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Ao concluir geração da baseline enviar email comunicando aos interassados do projeto.
Obs.: Utilizar a data de geração no formato (YYYYmmdd).
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